Tratamento de doenças através da Auriculoterapia
A auriculoterapia atua como tratamento complementar de diversas condições de origem psicológica e física. Através do procedimento de uso de cristais, sementes, metais, agulhas e moxabustão, vários meridianos são acessados através de pontos na orelha, conforme mostra a ilustração. O corpo inteiro é representado no pavilhão auricular e sua manipulação gera reflexos nas áreas afetadas. Alterações na orelha em pontos específicos, como dor, sensibilidade, ressecamento, vermelhidão, funcionam, inclusive, como pista de diagnóstico de diversas doenças.
É importante lembrar, que nenhuma condição de saúde afetará apenas ou o corpo físico, ou a mente, já que somos seres integrais. Doenças como a labirintite, por exemplo, possui origem no ouvido interno, mas pode, também, afetar o estado emocional e energético de uma pessoa. Por isso, durante o tratamento, costuma-se estimular, através de uma sedação ou tonificação, diversos pontos da orelha.
Acredita-se que a auriculoterapia é capaz de colaborar para o tratamento de cerca de 200 enfermidades. Entre elas são encontradas aquelas funcionais, de caráter psicológico, e as estruturais, tais como: cefaleias (dores de cabeça), neurastenia (cansaço físico e mental), insônia, depressão, ansiedade, sintomas neurológicos, cervicalgias (dor cervical), dores lombares e das pernas, ciatalgias (dor no nervo ciático), dismenorreias (problemas menstruais), endometriose, labirintite, asma, bronquite, rinite, alergias, dispepsias (indigestão), gastrite, úlceras gástricas e duodenais, enfermidades cardiovasculares, hipertensão arterial, dependências químicas (como ligadas ao alcoolismo, drogas e tabagismo), entre outras.
Ficou com dúvidas? Entre em contato! Talvez queira saber, por exemplo, se uma doença que você apresenta pode ser tratada de maneira complementar pela auriculoterapia.